Pela primeira vez um produto audiovisual, no Amazonas, é produzido integralmente utilizando a Libras como língua principal. A websérie “Amazonas em Libras” mostra a cultura e as belezas naturais do estado através da linguagem de sinais.
A idealizadora do projeto e produtora cultural, Natália Lucas, explica que, ao invés de a produção audiovisual ter um intérprete de libras no canto da tela, o protagonista leva a informação através da língua de sinais.
A produção, além de colocar a Libras em primeiro plano, buscou, ainda, ‘empoderar’ e inserir os surdos dentro do universo audiovisual, isso porque a websérie contou com um membro do povo surdo que dividiu a direção da produção com a idealizadora do projeto, o estudante de Letras Libras, Ednilton Barreto. (ouça)
A websérie foi lançada nesta semana na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, referência para alunos surdos e deficientes auditivos.
Natália Lucas conta que os estudantes se sentiram representados. (ouça)
A websérie foi contemplada no prêmio Feliciano Lana, com recursos da Lei Aldir Blanc, promovido pelo Governo do Estado e apoio do Governo Federal. A produção ‘Amazonas em Libras’, está disponível nas plataformas de streaming e no instagram.
Reportagem: Cindy Lopes