O mês de janeiro é o preparo para a volta às aulas. Quando uma criança entra em uma escola nova ou até em turno diferente existe certa aversão a essas mudanças. A adaptação escolar é importante também para o aprendizado do aluno.
Além dos pequenos, pais, professores e escolas devem estar juntos na jornada e dialogar para conviver em um ambiente acolhedor.
A pedagoga e escritora Liliane Mesquita conhece o processo de adaptação a mudança e garante que lidar com o novo assusta, como por exemplo, deixar os amigos para trás e não saber como será a construção de novos vínculos. Ela traz dicas aos pais que vão enfrentar os processos de mudanças com os filhos. (Ouça)
Os pais são como a introdução dos filhos ao mundo externo, e além do ambiente em casa, na escola, é saudável que a criança participe de outros grupos com atividades para deixar a criança integrada, mas sempre participar da rotina escolar. (Ouça)
Uma conversa aberta sobre a mudança e mostrar o novo ambiente escolar ajudam e muito.
MATRÍCULAS
O cadastro para novos alunos com deficiência e também a transferência de alunos PCDs em todas as modalidades de ensino do Estado e município de Manaus começa nesta quarta-feira, dia 11 e vai até o dia 12.
A matrícula pode ser feita por meio do site www.matriculas.am.gov.br.
O serviço de transferência de Alunos com deficiência é voltado para estudantes que concluíram o ano letivo de 2022 na Rede Pública Estadual.
As matrículas para novos discentes com deficiência são para todos aqueles que estudaram, no ano anterior, em escolas particulares, federais, da prefeitura de municípios do interior, ou mesmo de outros estados.
Já nos dias 20 e 23 de janeiro é a vez dos alunos novos de todas as modalidades de ensino, anos e séries fazerem as reservas de vagas.
Aqueles que perderem todos os prazos poderão fazer os procedimentos que precisam no dia 24 de janeiro de 2023.