Vivensis vai instalar 68 mil kits de antenas e receptores para ativar execução do 5G

A Vivensis, empresa de tecnologia via satélite com sede em Curitiba e unidade em São Paulo, está entre as empresas que venceu processo de Request For Quotation (RFP) ou pedido de cotação, realizado pela Siga Antenado (Entidade Administradora da Faixa-EAF), e será a responsável pela instalação de um lote de 68 mil kits gratuitos para substituir as parabólicas tradicionais pela nova parabólica digital, de um total de 268 mil. Os equipamentos serão destinados a famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do governo federal e que assistam TV por parabólica tradicional. A operação começou no mês de junho.

A Siga Antenado é a entidade responsável por supervisionar o processo de migração das antenas parabólicas da banda C para a banda Ku, como parte do processo de implementação do sinal 5G no Brasil.

Criada por determinação da Anatel, a Siga Antenado é a entidade não-governamental e sem fins lucrativos responsável por apoiar a população durante a migração das tecnologias de transmissão de TV via satélite. É formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as vencedoras dos blocos nacionais do leilão do 5G com as licenças da faixa 3,5 GHz.

O sócio-fundador da Vivensis, Yvan Cabral, ressalta que a empresa está contribuindo com o desenvolvimento tecnológico do País.

“A Vivensis está atuando junto à Siga Antenado para implementação da primeira fase, que começa pelas capitais, como também, está preparada para próximas fases nas demais regiões do País, sobretudo as de difícil acesso. Nossa estrutura de atendimento tem cobertura nacional em 100% dos municípios e equipes de instaladores treinados e certificados para garantir um serviço humanizado e especializado”.

Para Cabral, o papel da Siga Antenado nesse contexto é fundamental, pois irá garantir às famílias do CadÚnico que já possuem parabólica tradicional o direito de continuar a assistir TV.

“Porque são vulneráveis, têm limitação de renda, vivem para manter o básico e precisam desse apoio. Essas pessoas não podem perder o direito de assistir TV, que é um direito público, porque já compraram o produto e têm acesso à TV. Por isso, elas vão ganhar esse kit da Siga Antenado”, enfatiza.

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, explica a importância da participação da população no processo de migração. “A instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital é uma etapa muito importante do processo de implementação do 5G no Brasil. Por isso, é fundamental a mobilização dessa população para que os benefícios da nova tecnologia da parabólica de TV aberta cheguem o mais rápido possível na casa dos brasileiros”.

As capitais serão as primeiras a receber o novo sinal 5G, conforme o cronograma definido pela Anatel e pelo Ministério das Comunicações em edital. Posteriormente, o sinal passará a funcionar nos municípios do interior e nas zonas rurais mais distantes. O prazo final para que as operadoras implementem o 5G em todos os municípios do Brasil é até 2029, mas as emissoras de TV acreditam que a migração de faixa de sinal das parabólicas vai acontecer antes disso.

Vivensis oferece cobertura em 100% dos municípios brasileiros e excelência em gestão de produtos e serviços de instalação

O IBGE estima em 18,9 milhões o total de domicílios que precisarão trocar a parabólica tradicional, por conta da implementação do novo sinal 5G. Com base nessa estimativa, a Vivensis se preparou para cumprir o cronograma de migração da Anatel e tem como meta atender 25% dessa demanda, entre o público do CadÚnico e os cerca de 10 milhões de pessoas que não se não se enquadram nos critérios de distribuição e instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital, e que precisarão comprar os equipamentos nas lojas especializadas e nos grandes varejos.

“Investimos 20 milhões numa nova fábrica em Manaus, inauguramos um novo Centro Tecnológico de Atendimento em Curitiba, com capacidade para mais de 400 colaboradores, reestruturamos os processos e ferramentas internas e contratamos executivos de mercado extremamente experientes com multinacionais no segmento de eletrônicos. Por isso, estamos confiantes de que vamos dobrar o nosso faturamento nos próximos dois anos”, revela Yvan Cabral.

Manaus

A planta da Vivensis em Manaus será inaugurada em setembro deste ano, com mais de 3.000 m² de área fabril e capacidade de produção de 180 mil kits de antenas e receptores ao mês.

De acordo com o sócio-fundador da Vivensis, a empresa atende todos os municípios do Brasil. “Atuamos na banda C, na banda Ku, com a TV por assinatura, e na banda Ka, em operação com a Hughes Net. Os contratos com as grandes operadoras nos ensinaram muito e trazem obrigações rígidas de prazos e de qualidade. Somos um dos competidores preparados”, enfatiza Cabral.

O sistema inteligente de gestão de estoque integrado a ordens de serviço, batizado de Vivensis System Management (VSM), também foi decisivo para que a Vivensis fosse selecionada como uma das empresas oficiais de instalação, já que o processo de entrega dos kits de recepção do CadÚnico possui critérios bem rigorosos, desde a validação da elegibilidade, passando pela rastreabilidade do pedido, até o envio de evidências de cada etapa de conclusão do processo.

Da Assessoria