A Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) realizou a apreensão de 288 quilos de carne suína armazenados no depósito de uma empresa alimentícia localizada no bairro Tarumã, zona Oeste de Manaus. A ação ocorreu no fim da tarde de quarta-feira (23).
Os fiscais da Gerência de Vigilância de Produtos (GVPRO), da Visa Manaus, foram ao estabelecimento para fazer uma reinspeção em suas dependências, já que o local havia sido notificado anteriormente por irregularidades no armazenamento dos produtos, quando foi constatada uma grande quantidade de toucinho vencido estocada no depósito.
Para o diretor da Visa Manaus, Ewerton Wanderley, a ação dessa quarta-feira reafirma o esforço realizado pela prefeitura para garantir a segurança sanitária da população. “O trabalho constante dos fiscais gera resultados muito importantes na prevenção de riscos à saúde dos cidadãos. Graças a esse monitoramento, seja a partir de inspeções e reinspeções de rotina, como foi o caso desta, ou atendendo as denúncias feitas pela população, os fiscais sanitários da Prefeitura de Manaus evitam que produtos em condições impróprias para o consumo cheguem às mãos e à mesa dos manauaras”, afirma.
Devido ao volume apreendido, os fiscais sanitários solicitaram o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) para realizar o descarte da carne no Aterro de Resíduos Sólidos de Manaus, localizado no quilômetro 19 da rodovia AM-010. Pela infração, a empresa foi autuada e irá responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de uma a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ R$ 127,17.
A população de Manaus pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481 ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.