Varanda promove debate sobre a representatividade feminina na publicidade

O evento aconteceu em celebração ao Dia Internacional da Mulher e reuniu mais de 30 profissionais de comunicação

A Varanda Multiagência, em sua sede no Dom Pedro, foi palco, na sexta-feira (7), de um encontro transformador em celebração ao Dia Internacional da Mulher. O evento “Mulheres na Publicidade: Entre o Mercado e a Representação” reuniu mais de 30 profissionais da área para um debate profundo e necessário sobre a importância da representatividade feminina na comunicação.

A publicitária e palestrante convidada, Madalena Vieira, provocou reflexões impactantes ao questionar: “A publicidade reflete a sociedade em que vivemos ou ajuda a moldá-la? Será que podemos dizer que nos sentimos representadas nas campanhas?”. A partir dessa indagação, Madalena conduziu o público a uma análise crítica dos estereótipos publicitários e da necessidade de construir um mercado mais diverso e inclusivo.

O evento é uma iniciativa do SACI (Somos Ação e Conexão Inclusiva), o Comitê de Diversidade e Inclusão da Varanda, que desde sua criação, em agosto de 2024, tem se dedicado a promover diálogos construtivos e ações afirmativas sobre temas como raça, gênero, etarismo, regionalidade e inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs).

“O letramento do público interno e externo do mercado publicitário sobre temas como diversidade e inclusão é um dos principais objetivos do SACI”, destacou Luan Rangel, Head de Publicidade da Varanda e membro do Comitê.

Mayara Viana, Social Media da Varanda e também integrante do SACI, ressaltou a importância de trazer a discussão sobre a mulher no mercado publicitário: “Geralmente discutimos diversos assuntos relacionados aos papeis da mulher, mas não é muito falado como a publicidade conversa com esse universo”.

Durante o evento, Madalena Vieira relembrou a evolução da representação feminina nas campanhas, destacando o impacto do poder de compra da mulher e a importância de recortes como a inclusão de mulheres negras: “Poucas mulheres negras atuam no mercado publicitário e isso é importante questionarmos, porque se elas não conseguem ocupar esses espaços, como elas vão se sentir representadas?”.

Os participantes também tiveram a oportunidade de analisar campanhas publicitárias, identificando avanços e desafios na representação feminina. O evento “Mulheres na Publicidade: Entre o Mercado e a Representação” reforça o compromisso da Varanda Multiagência em construir um mercado publicitário mais representativo, diverso e inclusivo.

Sobre a Varanda

Fundada em 2005, a Varanda é uma multiagência premiada com atuação em estados como Pará, Roraima e São Paulo. Reconhecida por integrar múltiplos canais de comunicação, a agência oferece soluções completas para seus clientes.

Da Assessoria