Está liberado para o tráfego de veículos, o trecho que estava interditado, na avenida 7 de Setembro, no Centro. A obra era executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf). Os trabalhos foram finalizados nessa quinta-feira (20).No local, está instalada uma antiga galeria dos ingleses do século 19. No mês de abril, parte da via cedeu, no período da cheia do rio Negro, provocando a abertura de uma cratera na via.
O fiscal da obra, engenheiro Roger Fonseca, acompanhou a conclusão dos serviços e explicou o passo a passo dos trabalhos que foram realizados durante a obra.
“O problema aconteceu no mês de abril, as nossas equipes estiverem no local, fizeram o isolamento necessário para obstruir a passagem de veículos e pedestre no local como forma preventiva para evitar qualquer tipo de acidente, e aguardamos o nível do rio baixar, pois a cratera que estava aberta se encontrava com um grande volume de água, em consequência da cheia do rio, e quando o rio começou a secar, as equipes da Seminf puderam executar os serviços de forma emergencial, finalizando em um prazo de 28 dias, solucionando todo o problema como determina o nosso prefeito David e o secretário de Obras Renato Júnior”, concluiu Roger.
As equipes da Seminf trabalharam a todo o vapor implantado 12 metros de aduelas em concreto armado substituindo a antiga rede de drenagem, com o objetivo de operar com qualidade a vazão correta das águas, por um período de tempo mais duradouro. Depois da substituição da nova rede, as equipes avançaram nas obras das calçadas que foram danificadas, refazendo o meio-fio e a sarjeta.
Nesta quinta-feira, uma média de 25 servidores concluíram os serviços com o asfalto em todo o trecho que estava interditado. A comerciante da loja Afa Tecidos, Ana Maria, 62, comemora o fechamento da cratera e agradeceu toda a equipe da Prefeitura de Manaus.
“Eu trabalho há mais de 30 anos neste comércio, e hoje posso dizer que é um dia muito feliz para todos nós. Estou muito satisfeita com o serviço de todos da prefeitura, na pessoa do prefeito David Almeida, que cumpriu com a palavra dele, e o secretário de Obras, que está de parabéns, todos nós estamos ansiosos aguardando pela liberação da via”, celebrou Ana.
Etapas das obras
Na primeira fase das obras, as equipes trabalharam com o isolamento da área e na identificação do fundo da galeria, onde houve uma obstrução que causou o afundamento do trecho. Além do nível do rio, entre os motivos de atraso da obra também estão a grande quantidade de lixo acumulado nas galerias e as ligações irregulares.
As equipes da Prefeitura de Manaus trabalharam com um efetivo de 60 servidores intercalados por turnos, utilizando caçambas, tratores e escavadeiras hidráulicas, retirando o antigo material e aterrando a área de forma segura. Em todo o trecho foram implantadas novas aduelas em concreto armado, substituindo a antiga rede de drenagem, para operar com qualidade a vazão correta das águas, por um longo período de tempo.
A meta está sendo concluída com êxito, os trabalhos foram realizados de forma bem cautelosa e com as novas aduelas, que garante que não haja problemas de entupimentos e quebra das tubulações, especialmente no período de cheia dos rios.
Da Assessoria