Testes RT-PCR cresce no AM devido ao aumento de casos de SRAG

Testes RT-PCR cresce no AM devido ao aumento de casos de SRAG

A quantidade de testes RT-PCR realizados nas Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) quadruplicou na primeira semana deste mês, se comparada com a última semana de novembro.

Considerado o teste de resultado mais assertivo, a busca pelo teste RT-PCR cresce com aumento de casos de gripe no Amazonas. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Ao todo no mês de novembro, foram realizados mais de 5.000 e 300 testes de RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 em SPAs e UPAs, com 241 pacientes testando positivo para a Covid-19. A taxa de positividade no mês é considerada baixa, sendo de 4,6%. De 1º a 23 de novembro, a média diária de testes realizados era de 160 por dia, porém na última semana do mês subiu para 225.

Já no mês de dezembro a busca e realização do teste cresceu ainda mais, no período dos dias 1º a 7, foram realizados mais de 5.000 e 200 testes de RT-PCR, com uma média de 750 testes por dia, com 51 pacientes testando positivo para o Coronavírus. A taxa de positividade neste período foi de 1,7%.

Segundo o Governo, a procura pelo exame é reflexo da chegada do inverno amazônico, período de maior incidência de chuvas, que marca também a sazonalidade do aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) na região.

Da redação