O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) se uniu a comunitários e a órgãos municipais e estaduais na soltura de 307 quelônios, na Comunidade São Pancrácio, no rio Mamuru, em Parintins.
A ação foi organizada pela própria comunidade e integra o Projeto Pé-de-Pincha – Manejo e Conservação de Quelônios, desenvolvido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).
Os animais são de ninhos protegidos e monitorados até a eclosão dos ovos e nascimento dos filhotes, que foram criados em ambiente controlado até atingirem tamanho e condições adequadas para o retorno à natureza.
Os quelônios soltos pertencem às espécies (Tracajá), (Tartaruga Irapuca) e (Tartaruga-da-Amazônia), todas com importante papel ecológico nos rios amazônicos.
Atualmente, o Projeto Pé-de-Pincha está presente em 126 comunidades, distribuídas em 18 municípios do Amazonas e dois do oeste do Pará. Ao longo de 25 anos de existência, a iniciativa possibilitou a devolução de aproximadamente 11,5 milhões de filhotes à natureza.
Da redação.