Com o objetivo de fortalecer a educação, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) inicia, nesta semana, uma série de visitas aos municípios do interior. Manacapuru será a primeira cidade visitada pela entidade e, em agosto, será a vez de Coari.
“Queremos conversar com as instituições associadas e não associadas, estreitar a nossa comunicação, conhecer mais sobre os desafios de cada uma município, até para que possamos oferecer orientações e capacitações de acordo com a realidade deles”, destacou a presidente do Sinepe-AM, Laura Andrade.
Segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), há mais de 5350 escolas de educação básica no Amazonas. Desse total, cerca de 320 são de ensino privado.
“A capacitação de educadores e gestores é um dos principais desafios da educação no Amazonas. É preciso focar nas novas demandas de ensino e criar uma cultura de institucionalizar a importância da formação continuada”, avalia a presidente do Sinepe-AM.
Humaitá, Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Presidente Figueiredo, Eirunepé e São Gabriel da Cachoeira são os municípios do Amazonas que fazem parte da base do Sinepe-AM, que pretende ampliar esse alcance ainda este ano. Assim como também expandir o número de escolas associadas, que hoje chega a 110, de creches a centros universitários na capital e interior.