O Shopping Ponta Negra está sediando até o dia 23 de outubro uma exposição fotográfica com imagens de mulheres em tratamento de câncer e que são atendidas no Lar das Marias. A mostra é alusiva à campanha Outubro Rosa, iniciativa que chama a atenção da população para a prevenção do câncer de mama, uma das doenças com maior incidência nas mulheres. No Amazonas, a mobilização também alerta para o câncer de colo de útero, que tem grande prevalência no estado.
A exposição está funcionando no piso L2 do Shopping Ponta Negra, de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h e domingo das 14h às 21h. São 10 imagens de mulheres em tratamento de câncer e que são assistidas pelo Lar das Marias. Elas participaram de sessões de fotos mostrando toda a beleza e elegância, tendo como cenário o próprio Shopping Ponta Negra.
Segundo a gerente de Marketing do Shopping Ponta Negra, Priscila Furtado, essa ação tem grande impacto na autoestima dessas mulheres, já que algumas nunca tinham tido a oportunidade de ir a um salão de beleza e se ver produzidas para fotos. São parceiros da exposição a loja Zinzane, o salão Amanda Beauty e o estúdio fotográfico Studio Glam. As mulheres foram clicadas pelo fotógrafo Wesley Andrade.
Durante todo o mês, quem visitar o mall à noite verá a fachada iluminada na cor rosa. Além da exposição, os visitantes podem adquirir peças de artesanato produzidas por voluntárias do Lar das Marias. Todo o valor arrecadado é revertido para as atividades desenvolvidas na instituição. Entre os itens, estão guardanapos, garrafas decoradas, terços e escapulários, além de camisas personalizadas.
O Lar das Marias foi fundado em 2006. A entidade, diz ela, oferece hospedagem, alimentação completa, agendamentos e traslado para as consultas, exames e tratamentos, além de acompanhamento psicológico e com assistente social.
Outra ação do Shopping Ponta Negra é o espaço de conscientização sobre o câncer de mama. No local, voluntários do Lar das Marias e do serviço Saúde Atende irão tirar dúvidas sobre prevenção, diagnóstico e tratamento da doença. Neste sábado (15), a médica Sigrid Cardoso e Adelaide Portela estarão no espaço participando de um bate papo.
Sigrid Cardoso é presidente da Associação Amazonense de Ginecologia e Obstetrícia (Assago), mestre pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e professora da disciplina de saúde da mulher na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e na faculdade Nilton Lins. Adelaide Portela é ginecologista, mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora da UFAM.
Da Assessoria