Após o Ministério Público do Amazonas (MPAM) denunciar crise financeira no Hospital de Medicina Tropical do Amazonas (FMT-AM), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) afirma que já programou os pagamentos referentes aos meses de janeiro e fevereiro deste ano à fundação.
O MP afirmou nessa quarta-feira (31) que representantes da FMT, denunciaram falta de repasses desde agosto de 2023 e acumulo de uma dívida superior a R$ 8 milhões.
Em nota oficial, a SES afirma que, em 2023, realizou repasses à instituição em valores maiores do que o programado pela própria unidade. A pasta ressaltou ainda que as fundações possuem independência administrativa financeira.
O Ministério Público disse ainda ter sido comunicado sobre atrasos nos salários de terceirizados, falta de insumos básicos e problemas em equipamentos médicos.
Quanto à informação de falta de medicamentos, O Governo do Estado divulgou que a Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA) já forneceu os insumos a fim de assegurar a continuidade dos serviços para os próximos meses.
O MPAM anunciou a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para diagnosticar irregularidades na saúde, requisitar informações às Secretarias de Estado da Saúde e da Fazenda.
Da redação.