Nos primeiros quatro meses de 2025 foram realizadas 5.414 cremações em Manaus. O serviço é realizado de forma gratuita pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana e faz parte de uma política pública sensível desenvolvida pela pasta.
Apesar da estrutura oferecida, ainda são frequentes os casos de descarte indevido de animais mortos em lixeiras irregulares, terrenos baldios e até em igarapés.
Na última sexta-feira, 2/5, durante a limpeza da ecobarreira instalada no igarapé da avenida do Samba, a equipe da Semulsp encontrou os corpos em decomposição de dois cachorros e dois gatos. A cena causou indignação e alerta.
Além da agressão emocional e ambiental, o descarte incorreto compromete a saúde coletiva, visto que os igarapés da capital já sofrem com toneladas de lixo urbano descartado de forma inadequada. A presença de corpos de animais acelera a contaminação das águas, atrai vetores de doenças e ameaça o equilíbrio dos ecossistemas.
A solicitação do serviço “Crematório PET” pode ser feita por WhatsApp, pelos números (92) 99164-3555 ou (92) 98842-1203. Após o contato, a equipe do “Crematório PET” se dirige ao local para realizar a remoção e, em seguida, a cremação é feita em estrutura especializada, sem custos para o tutor.