Semed promove ‘Dia da Motivação da Leitura’ com atividades para alunos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Como forma de incentivar ações de promoção à leitura, a Prefeitura de Manaus intitulou o dia 11 de agosto como o “Dia da Motivação da Leitura”, que, em 2022, tem como tema “Ler é Legal, a qualquer hora!” e, em alusão à data, os servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participaram, nessa terça-feira (16), de várias atividades envolvendo leitura, dramatização e música. O evento aconteceu no auditório da Secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, e contou com a participação de alunos e professores de escolas municipais.

A ação na Semed é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege), por meio das gerências de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE) Creche (GEC), de Educação de Jovens e Adultos (Geja), Indígena (GEEI) e as divisões de Ensino Fundamental (DEF), Apoio à Gestão Escolar (Dage). A data é recomendada pela Lei Municipal nº 2.168, de 22 de setembro de 2016.

De acordo com o gerente da GACPE, Mário Jorge Lima, é muito importante que os servidores tenham um momento de prazer por meio da leitura. “O prefeito de Manaus, David Almeida, e a secretária municipal de Educação, Dulce Almeida, incentivam que todos tenham esse momento de relaxamento, por meio da leitura, e que isso não aconteça somente nas escolas com os nossos alunos. Todos os servidores poderão, hoje, escolher um livro para ler, com obras amazonenses ou brasileiras e, no fim da programação, o servidor escolherá um livro e ficará com ele”, informou Mário.

A rede municipal de Educação desenvolve há mais de 10 anos o programa “Viajando na Leitura”, que visa desenvolver atividades de incentivo à leitura nas escolas municipais. “A Semed trabalha a motivação e promoção à leitura desde a creche até a EJA, por meio do programa “Viajando na Leitura”. Os professores desenvolvem vários tipos de atividades de acordo com a idade de cada criança. Esse é trabalho contínuo, que ocorre durante todo o ano letivo, então, a lei reafirma o que a secretaria já desenvolve”, comentou a assessora pedagógica da DEF e coordenadora do programa “Viajando na Leitura”, Leila Nunes.

Programação

Durante toda a manhã, foram apresentadas exposições literárias e de vídeos, contação de história e também o lançamento do livro de história “Apurinã – Isãpyrata Sãkiritxi Apurinã”. Ainda foram espalhados pela secretaria frases de incentivo à leitura. A assessora pedagógica da GEEI, Eneida Afonso, não perdeu tempo e começou a ler as histórias do povo indígena apurinã e ainda elogiou a ação da rede municipal. “É muito importante tirar, nem que seja um minuto do dia para fazer uma boa leitura. Livro é sabedoria, por meio da leitura a gente conhece o mundo. Vou aproveitar esse momento e fazer uma leitura sobre as histórias dos povos apurinã”, recomendou a assessora.