Scanner com tecnologia de ponta otimiza tempo, reduz desperdício e aumenta a segurança em obras, no Amazonas

O novo equipamento utiliza recurso que permite o mapeamento simultâneo do local, em 3D

A busca por mais eficiência na construção civil ganhou reforço com um equipamento que vem sendo utilizado para otimizar os processos, redobrar a segurança, reduzir desperdícios e o tempo de execução de obras de grandes proporções. Trata-se do Laser Scanner FJD Trion P1, tecnologia de ponta que dá uma nova dinamicidade às operações do setor.

O scanner utiliza um recurso chamado SLAM (Simultaneous Localization and Mapping), que permite o mapeamento simultâneo em 3D de espaços internos e externos da obra, mesmo em condições desafiadoras, como luz solar intensa ou áreas de difícil acesso. A tecnologia está sendo adotada em Manaus pela construtora TecObras, empresa que tem 26 anos de atuação no mercado.

O uso do Laser Scanner Trion muda completamente a forma de execução das construções, não sendo mais necessário, por exemplo, o uso de trenas, e também reduzindo a logística de visitas para acompanhamento das obras. “Com o equipamento, conseguimos avaliar a obra em nível de detalhes na pós-produção, como altura, largura e comprimento. Tendo a edificação digitalizada em alta definição, evitamos nos deslocar constantemente para tirar dúvidas que ocorreriam com frequência, com o uso de uma trena”, explica o arquiteto da TecObras, Emanuel Gonzaga.

Segundo ele, as equipes da TecObras realizam treinamento em campo para uso do aparelho, tratamento do arquivo produzido após o levantamento e transferência para o software. “Com o equipamento, evitamos o retrabalho, pois temos um ambiente totalmente virtual, em alta definição, que facilita também acompanhar a evolução das obras com mais detalhes e precisão”, disse Gonzaga.

Além de aprimorar o mapeamento das obras, o uso do Laser Scanner Trion traz mais segurança ao engenheiro ou arquiteto, uma vez que ele captura as imagens da obra de maneira mais rápida, reduzindo a exposição do profissional em áreas remotas ou de difícil acesso. Além da construção civil, a tecnologia é muito utilizada no monitoramento de florestas e grandes áreas, por fornecer precisão e alta definição nas capturas.

“Esse equipamento é de Singapura, da empresa FJD, mesmo grupo que desenvolve drones. Tudo relacionado à engenharia e análise, ele é capaz de fazer. Tem atuação na construção civil, topografia, engenharia civil. É um aparato com a melhor tecnologia que temos no mercado hoje”, detalha Rafael Fernandes, técnico da empresa Alezi Teodolini Equipamentos Topográficos, que realiza os treinamentos para uso da ferramenta.

Da Assessoria
Foto: Tiago Corrêa