Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Saúde alerta para importância da atualização da caderneta vacinal como prevenção a casos graves de Covid-19 no Amazonas

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), alerta para a importância de a população atualizar a caderneta vacinal contra Covid-19, como prevenção ao agravamento de quadro clínico por síndrome respiratória durante o período chuvoso no estado. O período de chuvas normalmente inicia em novembro e segue até maio do ano seguinte.

De acordo com a FVS-AM, é neste período em que há maior circulação dos vírus respiratórios que causam SRAG, incluindo o vírus da Influenza e o novo coronavírus (SARS-CoV-2), causador da Covid-19.

De 28 de agosto a 22 de outubro, foram notificados 357 casos de SRAG no Amazonas, sendo 68 casos de SRAG por Covid-19, 174 casos de SRAG com agente causador não identificado, 16 por adenovírus, 15 por rinovírus, 6 por parainfluenza, 6 por bocavírus, 5 casos por outros agentes causadores de sintomas respiratórios, 3 por metapneumovírus, 2 por outros vírus respiratórios não discriminados, 1 por Vírus Sincicial Respiratório (VSR), 1 por influenza e outros 60 casos seguem em investigação.

Já especificamente sobre Covid-19, o boletim destaca que, a partir da segunda quinzena de setembro, tem variação de 154 para 135 casos no estado. O documento acrescenta ainda que para o cenário de Covid-19 no período dos últimos 14 dias (13 a 26 de outubro), foi observada variação de casos confirmados de 31 para 135 casos, sem impacto no número de internações e óbitos em relação à doença. 

O boletim epidemiológico destaca que segue, em relação à Covid-19, a variante de circulação segue sendo a ômicron. Nos últimos dois meses, foram sequenciadas 277 amostras, sendo identificadas 275 amostras da subvariante BA.5, 1 amostra da subvariante BQ.1 e BA.1, as três subvariantes da ômicron.

“Estamos monitorando a variação de casos de síndromes respiratórias, o que inclui a Covid-19, em virtude da sazonalidade do inverno amazônico. Essa variação já é esperada e seguimos com o monitoramento diário e contínuo desde março de 2020. Quaisquer mudanças no cenário seguiremos comunicando”, afirma a diretora-presidente da FVS-RCP, Tayana Amorim. 

Ainda conforme o novo boletim epidemiológico de SRAG e Covid-19, emitido na última sexta-feira (28), de 16 a 22 de outubro, não foram registradas notificações de hospitalizações para casos de SRAG. 

Já especificamente sobre Covid-19, de 25 de agosto a 24 de outubro, houve 80 hospitalizações por Covid-19, sendo 64 com idade elegível para vacinação contra a doença. Desses 64 pacientes, 49 tomaram pelo menos, 1 dose da vacina. E, ainda, dos 49 pacientes, 46 não possuem o esquema vacinal atualizado.  De 25 de agosto a 25 de outubro, foram registrados 9 óbitos no Amazonas por Covid-19.

Imunização

Tatyana destaca ainda que a vacinação contra a Covid-19 segue sendo a principal ferramenta para prevenção dos casos graves da Covid-19 e está disponível nas unidades de saúde do Amazonas. “É fundamental manter atualizada a caderneta de vacinação que dispõe de 1ª Dose, 2ª Dose, 1ª Dose de Reforço, 2ª Dose de Reforço. Para imunossuprimidos, há ainda uma dose adicional também disponível nas unidades de saúde”, afirma.