São Gabriel da Cachoeira registra série de apagões por falta de combustível, comerciantes denunciam prejuízos e empresas de energia são notificadas.
O Procon Municipal notificou as empresas Amazonas Energia S.A e VP Flexgen LTDA, responsáveis pela distribuição e geração de energia elétrica respectivamente, além da operadora de telecomunicações Claro S.A, por recorrentes apagões no município.
Em nota, a empresa Amazonas Energia informou que os apagões ocorreram devido ao atraso na entrega do combustível que abastece a usina de geração de energia. E comunicou previsão de novas interrupções em regime de racionamento por bairros.
A VP Flexgen informou que a estiagem afetou de forma severa as operações, em função das dificuldades de navegação para transporte do combustível pelo Rio Negro.
A Amazonas Energia disse ainda que está “envidando todos os esforços para resguardar o atendimento à população”.
O risco de falta de energia em várias cidades do Estado foi alertado pela Associação Amazonense de Municípios (AAM), no último dia 10 de outubro. Na ocasião, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que havia estoque suficiente para os próximos 30 dias.
No Amazonas, 52 das 62 cidades dependem de energia gerada em termelétricas movidas a óleo diesel.