KYIV/MARIUPOL, Ucrânia, 24 de fevereiro (Reuters) – Forças ucranianas combateram invasores russos em três lados na quinta-feira depois que Moscou montou um ataque por terra, mar e ar no maior ataque a um Estado europeu desde a Segunda Guerra Mundial.
Depois que o presidente russo Vladimir Putin declarou guerra em um discurso televisionado antes do amanhecer, explosões e tiros foram ouvidos durante toda a manhã em Kiev, uma cidade de três milhões de pessoas.
Mísseis caíram sobre alvos ucranianos e autoridades relataram colunas de tropas que atravessavam as fronteiras da Ucrânia da Rússia e da Bielorrússia para o norte e leste, e aterrissando nas costas sul do Mar Negro e do Mar de Azov.
O ataque pôs fim a semanas de esforços diplomáticos infrutíferos dos líderes ocidentais para evitar a guerra. O presidente dos EUA, Joe Biden, reuniu-se com seus colegas do Grupo dos Sete praticamente na quinta-feira para discutir sanções duras, e deveria falar sobre a Ucrânia às 14h30.m. (1730 GMT).
O presidente Volodymyr Zelenskiy pediu aos ucranianos que defendessem seu país e disse que as armas seriam dadas a qualquer um preparado para lutar.
“O que ouvimos hoje não são apenas explosões de mísseis, combates e o barulho das aeronaves. Este é o som de uma nova Cortina de Ferro, que desceu e está fechando a Rússia do mundo civilizado”, disse Zelenskiy. “Nossa tarefa nacional é garantir que essa cortina não caia em nossa terra.”
Lutas ferozes estavam ocorrendo nas regiões de Sumy e Kharkiv no nordeste, Kherson e Odessa no sul, e em um aeroporto militar perto da capital Kyiv, disse um conselheiro do escritório presidencial ucraniano.
Zelenskiy disse que as tropas estavam tentando se defender dos russos que tentavam capturar a usina nuclear de Chernobyl, apenas 90 km ao norte da capital. Autoridades regionais disseram que as autoridades ucranianas perderam o controle de algum território na região de Kherson, perto da Crimeia ocupada pela Rússia.
A rodovia que seguia para oeste de Kyiv foi sufocada pelo tráfego em cinco pistas enquanto os moradores fugiam.
Biden chamou a ação russa de “ataque não provocado e injustificado”. A chefe da Comissão da UE, Ursula von der Leyen, disse que o bloco imporia uma nova e severa rodada de sanções.
O chefe das Relações Exteriores da UE, Josep Borrell, disse: “Estas estão entre as horas mais sombrias da Europa desde a Segunda Guerra Mundial”.
Bombardeio Russo
Em seu discurso, Putin disse ter ordenado “uma operação militar especial” para proteger as pessoas, incluindo cidadãos russos, sujeitas a “genocídio” na Ucrânia – uma acusação que o Ocidente chama de propaganda infundada.
“E por isso lutaremos pela desmilitarização e desnazificação da Ucrânia”, disse Putin. leia mais
Um morador de Kharkiv, segunda maior cidade da Ucrânia e perto da fronteira com a Rússia, disse que janelas em blocos de apartamentos estavam tremendo de explosões constantes.
Explosões podiam ser ouvidas no porto sudeste de Mariupol, perto de uma linha de frente mantida por separatistas apoiados pela Rússia no leste da Ucrânia. Civis em Mariupol embalados sacos; “Vamos nos esconder”, disse uma mulher.
Autoridades militares ucranianas disseram que 20 helicópteros russos e aviões Mi-8 pousaram paraquedistas no aeroporto de Hostomel, na região de Kyiv, onde forças de ambos os lados lutavam pelo controle.
Relatos não confirmados de vítimas incluíram civis ucranianos mortos por bombardeios russos e guardas fronteiriços defendendo a fronteira, enquanto a Rússia disse que três civis haviam sido feridos por bombardeios ucranianos perto da fronteira.
Com informações oficiais da Reuters