O Centro de Manaus deve receber no mês de agosto o programa municipal “Mutirão nos Bairros”, para recuperação da malha viária e com a oferta de serviços essenciais. O anúncio foi feito pelo prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, nesta quarta-feira (16), em entrevista à Rádio Difusora.
Em primeira mão à emissora, o prefeito em exercício informou que assinaria ainda na quarta (16), o decreto que antecipa a parcela do 13º salário dos servidores municipais para o dia 18 de julho.
Renato Júnior abordou diversos temas relacionados a gestão municipal, com o trabalho de prevenção em bairros, para mitigar os efeitos da cheia na capital, mobilidade urbana, passe livre estudantil municipal, as queimadas e outros temas como o de asfalto na cidade. Renato Júnior informou que a prefeitura usará um dispositivo de inteligência artificial para detectar buracos e acelerar o processo de recuperação na malha viária.
“Estamos finalizando as tratativas com uma empresa conhecida mundialmente, que tem tradição no Brasil e nós vamos pegar Uber, aplicativos, motos e ônibus do transporte coletivo, e colocar um dispositivo embaixo desses veículos. O dispositivo filma e identifica o local, mede trepidação e dá a quantidade de massa que será usada”, garantiu o prefeito em exercício. Ele reforçou que a gestão municipal já está fechando parceria com a empresa para o uso da ferramenta.
Habitação
Até outubro de 2025, a primeira etapa do programa habitacional de Manaus com mais de quinhentas unidades deve ser entregue a população, que segundo o vice-prefeito, invade áreas por questões sociais. “Manaus cresceu desordenadamente e a gente entende que essas pessoas que estão ocupando essas áreas de invasão, de ocupação irregular, elas estão lá porque estão fugindo do aluguel, é por questões sociais. A vantagem de ter um prefeito como David e eu como vice-prefeito é a nossa origem. A gente não está aqui pra jogar pedra, mas a gente está fazendo políticas públicas para as pessoas que estão morando nessas áreas possam ter condições de morar em uma casa digna. Serão 576 unidades habitacionais entregues já em outubro, uso de recurso do Governo Federal, do Programa Minha Casa Minha Vida”, explicou.
Reforma da Feira do Produtor
Renato Júnior reforçou a importância do viaduto Rei Pelé para a cidade. Ele explicou a complexidade da obra e o resultado positivo no deslocamento de motoristas.
“Deu bastante trabalho. As interferências são necessárias, quem é morador e passava por lá, sabe como era o trânsito naquele local. Você parar um ponto daquele para fazer uma obra. E não tem como comer o ovo sem tirar a casca. A gente sabia que teria um desgaste muito natural, mas sabíamos que depois que (o viaduto) ficasse pronto, nós íamos atender os anseios da população. Ali era uma rotatória que tinha muito acidente, todos os dias, acidentes fatais ou com vítimas lesionadas e de diversas formas. Só que aí nós tínhamos outros desafios. Na área, nós temos posto de gasolina, supermercado, escola e a feira bem importante, que é a feira do Produtor. E no projeto de quase 20 anos atrás, que estava lá pela secretaria, tinha que desapropriar todos esses comércios do entorno, inclusive a feira”, ressaltou o vice-prefeito, ao completar que seu coração de feirante não permitiu porque lá tem centenas de famílias que tiram seu sustento de lá.
“Deixo aqui o anúncio em primeira mão, que nós vamos ainda esse ano, até dezembro, dar a ordem de serviço de reforma na feira do produtor. Uma feira importante que merece um olhar diferenciado. E já conversei com o prefeito David Almeida sobre esse assunto”, pontuou o prefeito em exercício.
Confira a entrevista na íntegra aqui: