Quase 400 toneladas de lixo são retiradas do leito do rio Negro e igarapés de Manaus durante a 6ª operação de transbordo do lixo recolhido.
A ação da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) ocorreu no porto Trairi, bairro Santo Antônio, zona Oeste da capital, e mobilizou dezenas de trabalhadores, balsas, caçambas e maquinários pesados.
As toneladas de lixo foram retiradas ao longo dos últimos 50 dias.
A Semulsp afirma que, embora haja redução considerável no lixo flutuante por causa do funcionamento das ecobarreiras instaladas pela prefeitura, fatores como o período chuvoso, a cheia dos rios e o descarte irregular da população contribuem para a elevação no volume coletado.
A Semulsp reforça que a população tem à disposição serviços gratuitos que podem reduzir em até 50% o volume de resíduos despejados nos rios e no aterro sanitário.
Um dos principais é a coleta agendada de grandes objetos — móveis velhos, eletrodomésticos, eletrônicos e até pequenos entulhos podem ser recolhidos diretamente nas casas, sem nenhum custo para o cidadão.
Também estão disponíveis pontos de entrega voluntária (PEVs) espalhados por todas as zonas da cidade, além da coleta seletiva porta a porta, garantindo destinação correta para materiais recicláveis.