Q3 Qualidade leva pioneirismo e expertise para a Feira da Qualidade

A Q3 Qualidade – Educação Industrial está marcando presença na terceira edição da Feira do Programa Qualidade Amazonas, que iniciou na terça-feira (24), no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques. O estande da escola promete levar ao público seu pioneirismo e expertise quando o assunto é Indústria 4.0, considerada a nova era da indústria.

A Feira da Qualidade segue até o dia 27, das 10h às 20h, e paralelo ao evento acontece a 25ª Mostra de Gestão e Melhorias para a Qualidade, das 8h às 18h. São quatro dias de oportunidades gratuitas para profissionais e empresas trocarem experiências, fazerem networking, aprenderem as melhores práticas do setor e realizarem novos negócios.

A edição da feira deste ano já conta com mais de 50 marcas expositoras, 20 mil participantes e 150 horas de conteúdo programado. Quem visitar o espaço da Q3 Qualidade na Feira PQA poderá experimentar ferramentas que fazem parte da formação profissional oferecida pela instituição. Entre elas, gamificação e óculos de realidade virtual. 

Segundo o empresário e sócio-fundador da Q3, Idson Souza, o mercado de Indústria 4.0 em Manaus está em um estágio de crescimento acelerado. “Estudos da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) revelam que empresas que implementaram essas tecnologias no PIM relataram aumento de produtividade de mais de 200%”, informou.

Além disso, o PIM ainda tem um grande potencial a ser explorado, uma vez que 57% das empresas ainda não implementaram a Indústria 4.0 plenamente, de acordo com uma pesquisa que mediu o nível de maturidade e prontidão nas empresas instaladas no PIM. O levantamento foi realizado com o apoio da FIEAM, do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Em termos de mercado nacional, o Brasil está projetado para atingir US$ 5,62 bilhões no setor de Indústria 4.0 até 2028, com uma taxa de crescimento anual composta de 21%, conforme dados da Confederação Nacional da Indústria. “Isso evidencia que Manaus, com o apoio do PIM, está posicionada para se tornar uma referência nacional em Indústria 4.0, com amplas oportunidades de crescimento e modernização”, enfatizou Souza.

De olho nesse cenário, a Q3 Qualidade tem focado em atender às demandas do Polo Industrial de Manaus formando operadores e inspetores de qualidade, com cursos em áreas como injeção plástica, papel e papelão, SMD e PBA (placas eletrônicas), metal e mecânica, além de fornecedores. 

“A escola também conta com laboratório para simulação de processos de qualidade industrial, aulas de metrologia e matemática aplicada. Toda a infraestrutura foi projetada para proporcionar uma experiência imersiva, focada nas tecnologias da Indústria 4.0”, apontou o empresário e sócio-fundador da Q3, Alexandro da Silva. 

Outro destaque da escola são os instrutores, que são profissionais que ocupam posições-chave no Polo Industrial, como supervisores e gerentes de qualidade, gerentes de produção, consultores e diretores de fábricas de setores como o eletroeletrônico, o metalúrgico e de injeção plástica.

Localizada na Avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira, a escola planeja expandir suas operações. Em 2026, está prevista a inauguração de uma nova unidade no Distrito Industrial, com capacidade cinco vezes maior que a atual. Além da formação industrial, a nova sede contará com um pavilhão dedicado à Agro Educação, com o objetivo de valorizar as culturas amazônicas. Este projeto será desenvolvido em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Ambiental e Social (Idasam).

Da Assessoria