A data limite para o prazo de revisão de dados das famílias inscritas no Cadastro Único é 11 de novembro. O governo federal, por meio do Ministério da Cidadania, prorrogou, no último dia 13, a primeira data, que seria 14 de outubro. Desde fevereiro que as famílias que fizeram a última atualização em 2016 e 2017 estão sendo convocadas a comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para fazer a atualização.
Em Manaus, pelo menos 14 mil famílias estavam nessa situação e ainda não compareceram a uma das unidades da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) para fazer a atualização.
As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Cras ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município.
A atualização cadastral é fundamental para assegurar a qualidade dos dados e garantir que as informações registradas na base do Cadastro Único estejam sempre de acordo com a realidade das famílias. Programas sociais como o Auxílio Brasil, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) exigem que o cadastro esteja atualizado, para que as famílias possam receber os benefícios.
Ainda não há definição de prazo para atualização de dados das famílias que atualizaram o cadastro pela última vez em 2018 ou 2019.