A oitava edição do projeto de extensão “Saúde na Praça”, realizado pela Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara, será realizada neste sábado (22), das 8h às 12h, na Fazenda da Esperança. A ação tem como objetivo levar atendimento básico de saúde e orientações sobre prevenção de doenças a diferentes localidades do município, promovendo benefícios diretos à população e, ao mesmo tempo, contribuindo para a formação prática dos estudantes de Medicina.
Nesta edição, 32 pessoas deverão ser atendidas. Cerca de 15 estudantes de Medicina do 2º, 3º, 5º e 6º períodos vão participar da atividade, acompanhados por professores da instituição. Segundo o professor e coordenador do projeto de extensão, Nilo Boschilia, esta será a primeira vez que o grupo realiza uma ação na Fazenda da Esperança, comunidade terapêutica que já atua há mais de 41 anos com a recuperação de jovens e adultos em dependência de drogas, álcool ou questões psicológicas, como depressão e demais transtornos.
O cronograma da ação inclui uma palestra motivacional sobre dependência emocional, seguida pela triagem com avaliação antropométrica (medição das dimensões físicas do corpo humano, como peso, altura, circunferência e dobras cutâneas), verificação da pressão arterial, oximetria de pulso e glicemia capilar. Ao final, será promovida uma roda de conversa com temas voltados à alimentação saudável, prevenção de doenças e cuidados com a higiene pessoal.
Nilo Boschilia destaca que as atividades de extensão são parte essencial da formação médica. “Elas permitem que os alunos vivenciem a prática real, desenvolvam habilidades como escuta e empatia, ampliem sua visão sobre o cuidado em saúde e, ao mesmo tempo, cumpram um papel social fundamental ao beneficiar a comunidade”, ressalta.
O projeto “Saúde na Praça” teve início em maio de 2024 e tem como proposta realizar ações mensais em locais com grande concentração de público, diversificando os setores da sociedade atendidos.
Da Assessoria