Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Procon fiscaliza se postos de combustíveis cumprem decreto federal sobre transparência nos preços

Procon fiscaliza se postos de combustíveis cumprem decreto federal sobre transparência nos preços
Reportagem: Gabrielle Moura

Os Procons de todo o Brasil iniciam uma operação de fiscalização nos postos de combustíveis. Em Manaus, a vistoria ocorre durante toda a semana em pontos de abastecimento. A intenção é verificar se os estabelecimentos estão cumprindo o decreto presidencial que impõe aos locais que deixem visíveis aos consumidores os preços que eram praticados antes e depois da mudança no teto da cobrança do Imposto Sobre a Comercialização de Mercadorias e Serviços, ICMS, contando a partir do dia 22 de junho.

(Foto: Divulgação/João Pedro Sales/Procon AM)

O preço médio da gasolina no Brasil desce à casa dos R$ 6,49, após os estados reduzirem a alíquota do ICMS sobre combustíveis como a gasolina e o etanol. Esse é o menor valor para o combustível desde outubro do ano passado, quando a gasolina comum foi verificada em R$ 6,36.

Mas o que a população está percebendo é que os donos de postos estão descumprindo um Decreto Federal e o valor segue sem a redução em Manaus, como fala o empresário Carlos Batista.

Os estados também cumprem uma determinação do ministro André Mendonça, do STF, de uma taxa pareada para os combustíveis em todos o país.

O diretor-presidente do Procon Amazonas, Jalil Fraxe, diz que a vistoria é para verificar se a redução do ICMS está repassada ao consumidor.

No Amazonas, o preço da gasolina e etanol varia de posto para posto e isso deve ser relatado ao órgão.

O coordenador de fiscalização, Pedro Malta, explica que a apuração envolve a conferência dos comprovantes de pagamento e aquisição do combustível.

Denúncia de postos de combustíveis que estão descumprindo o decreto federal pode ser feita ao Procon Amazonas pelo 0800 092 1512. O governo federal recebe denuncia contra os postos de combustíveis no site.