Problemas da saúde mental não cuidados podem causar efeitos fisiológicos no corpo

Reportagem: Thaís Gama

Mesmo no fim do mês, falamos da importância de conscientizar a população da campanha Setembro Amarelo. Dentre as ramificações do macro tema, esta semana, a OMS alertou que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. Os organismos internacionais cobram ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e o mercado de trabalho.

A preocupação está diretamente ligada aos problemas físicos que uma pessoa pode ter, caso não deposite o cuidado necessário à saúde mental.

Nos últimos anos houve um alto registro de afastamento do trabalho devido a problemas como ansiedade e depressão. A cardiologista Rafaela Penalva – que escreveu o artigo A importância da saúde mental para o coração – reforça a atenção ao ambiente de trabalho e aos sinais que o corpo dá.

Na estatística, a jornalista e mãe Flávia Rezende, foi diagnosticada com a síndrome de burnout – que nada mais é que um conjunto de sinais de exaustão emocional em razão do estresse crônico. A vida corrida e a cobrança interna influenciam.

Rafaela Penalva garante que se pensarmos o corpo humano como um sistema integrado, o estresse emocional, por exemplo, pode causar efeitos fisiológicos no corpo, impactando fortemente a saúde global das pessoas como o aumento da pressão arterial.

A master coach em desenvolvimento pessoal, Amanda Santos, também afirma que a saúde mental é fundamental, embora reforce que, muitas vezes, ela é negligenciada.

Em um trecho do artigo, a cardiologista escreve sobre uma pesquisa da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, a qual aponta uma relação direta das doenças mentais com o infarto. É importante saber que a saúde mental impacta fortemente na saúde global de uma pessoa. E em se tratando do coração, é preciso ficar mais atento ainda.

O autoconhecimento e o autocuidado são fundamentais para ajudar na conexão corpo e mente em perfeito funcionamento. Portanto ao perceber qualquer sinal de mudança de comportamento, o ideal é buscar um especialista.