O avanço do sinal 5G no interior do Amazonas tem sido uma conquista significativa para a região, proporcionando um salto tecnológico e maior conectividade para as comunidades remotas. O presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante), destacou nesta terça-feira (6) a importância desse progresso e seu impacto positivo na vida das pessoas.
“Esse avanço na comunicação é de extrema importância, pois leva serviços básicos essenciais para as pessoas que vivem nessas áreas remotas do nosso Amazonas. O acesso ao 5G abre portas para melhores oportunidades educacionais, de saúde, negócios e conectividade geral”, disse Monteiro.
A expansão do sinal 5G no interior do Amazonas é uma conquista que impulsiona o desenvolvimento regional e reafirma a importância da conectividade como um fator essencial para a inclusão digital. Com esse avanço, as comunidades do interior terão acesso a serviços básicos de comunicação, promovendo uma maior integração e oportunidades para todos.
14 Cidades
Pelo menos 14 municípios amazoneses já estão aptos a receber o sinal 5G até julho de 2025, conforme previsão da Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel). No Estado, o sinal foi liberado no mês de fevereiro deste ano e, em Manaus, a ativação do 5G aconteceu em outubro de 2022.
Os municícipios aptos a recber o sinal são: Barcelos, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, Urucurituba, Beruri, Codajás, Anori, Caapiranga e Anamã. Entre as cidades que já receberam o sinal estão: Parintins, Autazes, Careiro da Várzea, Careiro Castanho e Iranduba.