Dia Internacional da Pessoa Idosa terá programação em Manaus no dia 4

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), realizará um evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, a ser celebrado no dia 1º de outubro. O evento em comemoração acontecerá no dia 4 de outubro, das 8h às 12h, nas dependências do Parque Municipal do Idoso (PMI).

Tendo como tema principal a importância do conhecimento sobre a longevidade, o evento será aberto ao público e contará com atendimentos social, de saúde e cidadania para a pessoa idosa, além de outras atividades. Além disso, será disponibilizado para a população atendimentos como aferição de pressão, bioimpedância e brindes pelo Laboratório Sabin, cadastro e renovação de credencial de trânsito com o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), jogos de memória, dinâmicas e exercícios cognitivos com o Grupo Supera e música com apresentações do Grupo Seresta Prosa e Poesia e Jorge Bartholo.

A idealização do evento surgiu a partir da necessidade de transmitir conhecimento sobre a longevidade humana. Atualmente, considera-se que o tempo máximo de vida do ser humano é 125 anos, com o aumento deste número, surge a necessidade de olharmos para as pessoas idosas de outra maneira, entendendo que apesar do tabu estabelecido sobre a velhice, é possível continuar com uma vida ativa, saudável e feliz na terceira idade.

A FDT vem trabalhando essas questões por meio de projetos como o Viver Bem na Terceira Idade, que busca levar as atividades oferecidas no PMI, para várias zonas da cidade, expandindo a oportunidade de qualidade de vida para a população idosa da capital.

A diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho, ressaltou sobre esta importância. “Quando pensamos na terceira idade, o preconceito nos leva a enxergar essas pessoas como frágeis, precisando de cuidados. De fato precisam, mas é necessário entender que as limitações de uma pessoa idosa não a impedem de viver uma vida digna, e de continuar exercendo sua individualidade”, disse Martha.

O Dia da Pessoa Idosa era comemorado antes no dia 27 de setembro, pois em 1999 a Comissão pela Educação do Senado Federal instituiu a data para gerar reflexão sobre a situação da pessoa idosa na sociedade. Porém, no dia 1º de outubro de 2003, através da aprovação da Lei n° 10.741, foi instituído o Estatuto do Idoso e, com isso, em 2006 foi criada outra lei para transferir a comemoração do Dia da Pessoa Idosa para 1º de outubro.