Por Bianca Gloria
A indústria de motocicletas do Polo Industrial de Manaus (PIM) supera a marca de 1 milhão de unidades produzidas no acumulado do ano.
De janeiro a julho, 1 milhão e 15 mil unidades saíram das linhas de montagem, uma alta de 14,4% na comparação com o mesmo período de 2023, quando foram produzidos cerca de 887 mil veículos de duas rodas.
Os dados são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo).
Os números alcançados representam o melhor desempenho para o período desde 2012.
O diretor-executivo da Abraciclo, Sergio Oliveira, afirma que o crescimento nas vendas foi mais expressivo após a pandemia da Covid-19, pois a moto se tornou o meio de trabalho de muitas pessoas.
O mecânico Rafael Legnaghi (lê-se: lenhagui) vendeu o seu carro para recentemente adquirir a sua moto, pois considera ser um meio de transporte mais econômico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente concentrada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo.
O chefe de relações institucionais da Yamaha, Rafael Lourenço, afirma que o crescimento da produção de motocicletas também impacta positivamente o aumento de empregos.
No sétimo mês do ano, foram fabricadas 147 mil motocicletas, alta de 19,7% na comparação com julho de 2023 e de 38,4% em relação a junho. De acordo com levantamento da associação, esse foi o melhor resultado para o mês em 14 anos.
No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18 mil empregos diretos em Manaus.