Podcast discute o espaço das mulheres no jornalismo esportivo, com Karine Alves

O lugar da mulher é onde ela quiser e muitas optaram por estar em ambientes, que sempre foram bem masculinos. Como é o caso do jornalismo esportivo. O mais novo episódio do podcast Gente Investiga, “Vozes femininas no esporte”, uma produção da Plataforma Gente, vai ao ar nesta terça, dia 1 de fevereiro, para debater o tema e discutir se realmente esse ‘clube do bolinha’ abriu espaço de fato para o sexo feminino. Apresentado por Túlio Custódio, o programa recebe Karine Alves, apresentadora do Troca de Passes, do Sportv, e do bloco paulista do Esporte Espetacular, da TV Globo. 

Karine começou a trabalhar com esportes em Porto Alegre, na RBS, a afiliada gaúcha da TV Globo, e tem uma visão bem realista. “Eu queria ter uma resposta bacana: Nossa, isso ficou no passado, não existe mais. Mas é uma mentira. Ainda encaramos todos os dias o machismo, que está enraizado e velado. Presenciei coisas erradas com mulheres e vi muitas puxadas de tapete. Pensei até em sair do jornalismo esportivo”, explica a apresentadora. 

Karine seguiu na área por questões sociais. “Acho que o esporte representa muito bem, principalmente o futebol, o retrato do Brasil. Estou aqui por escolha minha, pois poderia fazer outras coisas. Como cantar”, pondera Karine. 

Sobre legado, a apresentadora aposta que vale mostrar para todas que sim, elas podem conquistar ambientes antes masculinos. E espera que as mulheres entendam que há espaço para todo mundo. “Eu trabalho pelas próximas, e não apenas por mim. E hoje em dia as mulheres já estão mais parceiras das próprias mulheres. Acho que a maioria já se deu conta de que precisamos nos apoiar”. 

Para ouvir o episódio na íntegra, clique aqui. Se preferir, o podcast também está no Spotify Gente Conversa e Gente Investiga