Senador amazonense encaminha 29 propostas às comissões técnicas do Senado, contemplando áreas como saúde, educação, segurança, esporte e desenvolvimento econômico.
Após um amplo processo de consulta a lideranças indígenas, prefeitos, vereadores, associações esportivas e de mulheres, além de autoridades das áreas de saúde, segurança, cultura e pesquisa, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) finalizou a triagem de demandas e apresentou 29 propostas de emendas parlamentares com prioridades para 2025. As sugestões foram encaminhadas às comissões técnicas do Senado para análise e definição dos valores a serem aprovados.
Como em anos anteriores, a maior prioridade do parlamentar é garantir recursos para a recuperação da BR-319. Para isso, Plínio apresentou propostas de emendas relacionadas à rodovia nas Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e Mista de Orçamento (CMO), que centraliza as decisões sobre os projetos temáticos.
Além da BR-319, as propostas de Plínio para 2025 incluem áreas essenciais como aquisição de equipamentos hospitalares, fortalecimento da educação básica, combate ao crime organizado e à corrupção, políticas antidrogas e de proteção às mulheres, regularização fundiária, apoio às comunidades indígenas e incentivo ao esporte e à cultura. Também estão contempladas ações de reestruturação de hospitais universitários, assistência à Defensoria Pública, apoio a pequenas empresas e desenvolvimento de pesquisas pela Embrapa.
Na Comissão do Meio Ambiente (CMA), destacam-se ações voltadas à formulação e implementação de políticas para controle do desmatamento e de incêndios florestais, além do desenvolvimento de tecnologias pela Embrapa para rastreamento de emissões na agropecuária.
A Comissão de Esporte (CESPO) recebeu propostas que priorizam a modernização da infraestrutura para o esporte amador e educacional, o desenvolvimento de atividades que promovam a inclusão social por meio do esporte, bem como a promoção do paradesporto e do futebol feminino e masculino.
Já na Comissão de Educação (CE), as sugestões incluem apoio à educação básica, à preservação do patrimônio cultural e à reestruturação dos hospitais universitários. Na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), as iniciativas buscam incentivar micro e pequenas empresas, além de promover a qualificação profissional de trabalhadores.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu propostas focadas no fortalecimento da segurança pública e combate à criminalidade, bem como na regularização fundiária e proteção dos territórios indígenas. Por fim, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) é responsável pela análise de projetos voltados à reforma de aeroportos regionais e à alocação de mais recursos para a recuperação da BR-319.