Siga-nos as redes sociais

Plínio recebe homenagem pela contribuição para o desenvolvimento de pesquisas, nos 30 anos de Fiocruz Amazônia

Parlamentar amazonense destinou R$ 800 mil para o órgão realizar pesquisas no Amazonas; 60% dos recursos de emendas parlamentares de Plínio Valério são para saúde

O senador Plínio Valério (PSDB) foi homenageado, nesta segunda-feira (19), pelo Instituto Leônidas e Maria Deane, Fiocruz Amazônia, com uma placa de agradecimento por sua significativa contribuição parlamentar. O senador destinou R$ 800 mil em recursos para apoiar as atividades e missões de pesquisa do instituto no estado, uma contribuição importante para o desenvolvimento científico na região. O evento faz parte das comemorações dos 30 anos da Fiocruz Amazônia, que está homenageando pessoas e instituições parceiras que contribuíram para o êxito da história do Instituto.

Durante o evento, o senador ressaltou a importância da instituição no cenário regional e nacional. “É uma honra ter sido procurado pelos dirigentes para participar e contribuir com a Fiocruz. Vejo em vocês uma das poucas instituições que realmente pratica o que prega. Cada um de vocês aqui representa o investimento do dinheiro público, fruto dos impostos e taxas pagas pela nossa população. Cabe a mim a responsabilidade de indicar a destinação desses recursos, e a saúde sempre será uma prioridade”, afirmou Plínio Valério, após receber a placa da vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado.

O evento contou com a presença de diversos servidores e pesquisadores da Fiocruz, que desempenha um papel fundamental na melhoria das condições de vida e saúde das populações amazônicas. Além disso, o senador destacou o compromisso de seu mandato com a saúde pública, mencionando que 60% das emendas que destinou estão voltadas para essa área. “Agradeço a homenagem, mas vejo isso como uma obrigação do meu mandato. Enquanto ele durar, podem contar com meu apoio”, acrescentou.

Plínio Valério ainda enfatizou a importância do conhecimento produzido pela Fiocruz e a necessidade de o poder público estar próximo de quem gera conhecimento e oferece soluções. “O poder público que não se aproxima de quem gera conhecimento e oferece soluções está falhando em sua obrigação”, disse.

O senador concluiu sua fala destacando a relevância da Fiocruz na verdadeira transformação da realidade amazônica: “Devemos buscar união além das divisões ideológicas de esquerda e direita, pleiteando juntos dias melhores para a nossa gente. Há instituições que exploram a pobreza da Amazônia e a riqueza de suas terras, mas vocês, de fato, estão fazendo a diferença, e é por isso que estou aqui. Podem contar ainda com mais três indicações. Respeito profundamente a Fiocruz e estou aqui cumprindo com a minha obrigação”, finalizou Plínio Valério.

Da Assessoria