PF realiza operação no AM contra comércio ilegal de ouro que movimentou R$ 300 milhões

O Amazonas é um dos estados alvo da operação Gold Rush, da Polícia Federal, na manhã desta quinta-feira (20). A operação investiga um esquema que seria responsável pelo comércio de ouro ilegal e que teria movimentado mais de R$ 300 milhões em 20 estados.

São cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal no Amazonas e outros sete estados. A Justiça ainda determinou o bloqueio de mais de 118 milhões dos suspeitos.

A investigação teve início após policiais federais analisarem Relatório de Inteligência Financeira de um dos suspeitos – preso por tráfico de drogas – e terem identificado uma joalheria de fachada em Roraima, que teria movimentado mais de 200 milhões de reais ao longo de 5 anos.

O ouro comercializado teria origem em garimpos ilegais no estado de Roraima e no contrabando de minério que chegaria da Venezuela.

Os principais crimes investigados são lavagem de dinheiro, contrabando, extração ilegal de recursos minerais e usurpação de bens da União. A soma das penas para estes crimes pode ultrapassar 20 anos de prisão, além de multa.

Da redação