Com o objetivo de coibir irregularidades no tráfego de veículos pesados nas principais vias da cidade, o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), realizou, nesta terça-feira (5), mais uma etapa da operação “Carga Pesada”. O objetivo é fiscalizar as condições do carro, além da documentação, conforme normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com aplicação de medidas para quem não segue a legislação.
A operação integrada contou com apoio do Batalhão de Trânsito (BPTran) e do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), foi concentrada nas avenidas Rodrigo Otávio, zona Sul, e Ephigênio Salles, zona Centro-Sul.
Na Avenida Rodrigo Otávio, no trecho ao lado da Praça do Japiim capital, foram realizadas 106 abordagens, 37 notificações e quatro remoções de veículos que apresentavam irregularidades.
Na Ephigênio Salles, houve fiscalização no sentido bairro/Centro, quanto ao respeito de tráfego pela faixa da direita da via.
De acordo com o vice-presidente de Trânsito do IMMU, Edson Leda, as fiscalizações para ordenar o trânsito de Manaus serão mais intensificadas.
“Temos percebido aumento de acidentes envolvendo veículos pesados por falta de manutenção, por isso é importante fazer estas operações, para reduzir acidentes e também conscientizar a população sobre a necessidade de manutenção periódica nesse tipo de veículo”, frisou.
O diretor de Operações do IMMU, Stanley Ventilari, frisou que a operação visa garantir a segurança da população. “Hoje já observamos irregularidades em relação à situação dos veículos. Alguns trafegam com pneus sem condições de uso, excesso de peso no veículo, com tamanho superior ao permitido, e tudo isso está sendo combatido e fiscalizado”, destacou.