O secretário estadual de Desporto e Lazer, Jorge Oliveira, afirmou nesta segunda-feira (1º) que mais de 70 atletas autistas são acompanhados pelo Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci). Para ele, o esporte tem transformado a vida dos esportistas diagnosticados com autismo no Estado.

O secretário falou sobre o assunto em entrevista ao Programa do Valdir Correia no âmbito da nova Campanha de Conscientização do Autismo que está sendo realizada pela Rede Difusora de Rádio (RDR) durante todo o mês de abril com encerramento no dia 28 de abril com a 1ª Corrida Thales Miguel.

“Hoje temos mais de 70 pessoas com autismo no programa Pelci e com certeza o esporte unido às terapias estão transformando a vida desses atletas. Acredito que a sociedade civil, o governo, de mão dada com essa bandeira vamos ainda mais fortalecer e conscientizar de que o esporte é uma ferramenta de inclusão que faz com que eles (os atletas autistas) possam socializar mais e possam também sonhar com um futuro no alto rendimento” disse o secretário Jorge Oliveira.

PELCI

O Pelci hoje atua com mais 15 mil jovens e crianças, em modalidades como futebol, handebol, basquete, vôlei, jiu-jitsu, atletismo, wrestling, futsal, entre outros.

O projeto possui 62 núcleos na capital e nove polos no interior, sendo eles Parintins, Tefé, Tapauá, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.

Cadastro

O secretário explicou que para participar do projeto os pais da pessoa autista podem fazer o cadastro na Vila Olímpica, localizada na Av. Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste de Manaus. Ou em qualquer base de esporte estadual que funcione nos bairros da capital Manaus ou também no interior do estado.

Para fazer o cadastro é necessário apresentar o comprovante de residência, documento de identificação e declaração escolar.

PARCEIROS:

A Corrida Thales Miguel é uma realização da Rede Difusora de Rádio (RDR) com o apoio de: Bemol; Casa dos Compressores; Comac Pisos e Revestimentos; MedicNorte; Shizen; Kolene; Casa Prado; Kaely; Centro Educacional Pinocchio; Hospital Santa Júlia; Kolene; Apa Móveis; Shizen; Saullo Vianna – Deputado Estadual; Estrutura Asfaltos; Casa Prado; Frigelo; TransbyShop; Água Santa Clara; Greicy e Iran Locação de Brinquedos; Glamour Foto Cabine; Gracco Viagens.

A CORRIDA

A 1ª Corrida Thales Miguel de Conscientização do Autismo será realizada no dia 28 de abril e a prova de 7 km acontecerá no Largo de São Sebastião, Rua José Clemente, com largada às 6h da manhã. Haverá premiação para os três primeiros colocados. A inscrição é R$ 80 reais e pode ser feita pelo site: https://www.ticketsports.com.br/e/corrida-de-conscientizao-do-autismo-thales-miguel-38393.

ASSISTA A ENTREVISTA COMPLETA:
https://www.facebook.com/share/v/uPwZvyS3AjWSgC8j/?mibextid=WC7FNe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *