Zona Franca de Manaus ajuda a cidade a expandir no mundo dos negócios e entrega uma sustentabilidade econômica na região
A região norte do país é uma das mais carentes em vários sentidos, porém o Amazonas consegue se destacar em relação aos concorrentes e a capital Manaus é um grande polo econômico do país.
Nos últimos anos, o município tem recebido cada vez mais investimento e a expansão em diversos setores é uma realidade, principalmente no que diz respeito ao setor imobiliário.
Nos últimos anos, os moradores de Manaus optaram por investir em locação de imóveis, ou seja, quem tem uma propriedade, a chance de faturar com aluguel de casas em Manaus é alta.
Para entendermos a força do aluguel em Manaus, a cidade é uma das que mais tem rentabilidade. De acordo com o Estadão Imóveis, o retorno mensal está em 8,06%. A cidade fica atrás apenas de Santos, com 8,72%.
Custo-benefício
Um dos grandes motivos para o aluguel em Manaus estar em alta é a chance de ficar mais próximo do trabalho e não se descapitalizar em relação aos investimentos.
Além disso, devido a expansão da cidade, a ideia é que as construtoras também possam entrar com força na hora de levantar condomínios e aumentar a variedade de opções para morar na cidade. O que pode mudar o cenário para os próximos anos e tenha uma boa possibilidade de ter imóveis comprados pelos moradores de Manaus.
O governo também está de olho e os programas habitacionais também são especulados em Manaus para dar mais facilidade na burocracia e deixe o comprador mais confortável para investir na aquisição do imóvel.
Zona Franca
Entre os locais que mais ganham investimento em Manaus está a Zona Franca. O local promove o desempenho regional e tenta fomentar a inovação tecnológica na cidade. Por conta disso, a ideia dos governantes é que a Zona Franca consiga se expandir.
Um dos pontos mais fortes é a geração de trabalho. Só para entender a dimensão do projeto, entre 2019 a 2024, o local passou por grande transformação. No início, a geração de emprego estava em 89.775 e agora chegou aos 116.424 trabalhadores. Por sinal, até mesmo a renda do salário também foi potencializada, e saltou de 2.811 para 3.483.
Segurança jurídica
Em meio a todo processo de expansão, a Zona Franca de Manaus trabalha para ter segurança jurídica e conseguir estabilizar a área na questão econômica.
Só assim é capaz de entregar aos usuários e principalmente empresários a possibilidade de continuar com os investimentos e dar tranquilidade a todos para evitar que o local deixe de ser apenas uma promessa para o futuro.
Capacitação de investimentos
Por falar em investimentos na cidade de Manaus, mais especificamente sobre a Zona Franca, um dos pontos altos é a quantidade de verba que o projeto recebeu ao longo dos últimos anos.
De acordo com os dados do CIEAM (Centro de Indústria do Estado do Amazonas), em 2019 o faturamento ficou em USD 26,4 bilhões e em 2024 aumentou para US4 38 bilhões. Esse boom indicou a robustez e competitividade internacional da produção local da Zona Franca.