De abril a dezembro de 2023, o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) recebeu 345 denúncias relacionadas a atos infracionais em escolas do Amazonas. Entre as ocorrências mais comuns estão ameaças, bullying e assédio. Desde a criação do núcleo, foram atendidas 139 ocorrências de bullying na capital e quatro no interior.
O Nise foi inaugurado no dia 10 de abril de 2023. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pela comunidade escolar por meio de canais como 181, da Secretaria de Segurança Pública, 190, da Polícia Militar, e (92) 99414-0408, do próprio Nise.
O programa estadual que combate práticas criminosas no ambiente escolar tem mais de 260 atendimentos em um ano.
O objetivo é atuar de forma integrada às forças de segurança do Estado, com o objetivo de monitorar, prevenir e combater práticas de crimes em escolas do Amazonas.
O controle operacional é realizado por meio de painéis de monitoramento, que recebem imagens de câmeras de segurança instaladas nas escolas.
O departamento também promove a orientação a profissionais de educação que visam combater crimes como bullying, cyberbullying, assédio moral e sexual.
Da redação.