Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Nível do rio Negro volta a subir, especialista diz que é cedo para falar de outra cheia

O rio Negro subiu 40 centímetros desde que o nível das águas saiu do ponto zero em 5 de novembro, e iniciou o processo de cheia, com um centímetro a mais no dia seguinte. A cota atual é de de 21,77 metros. No mesmo período do ano passado, a cota era de 18,07 metros. O nível do rio em Novembro deste ano chegou a 20,97 metros.

Nível do rio Negro volta a subir em Manaus
(Foto: Agência Brasil)

No mesmo mês do ano passado, a cota do rio fechou em 17,51 metros. A Pesquisadora do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) Jussara Maciel, diz que ainda é cedo para falar em uma outra cheia.

O maior volume da cheia neste mês de dezembro foi registrado na quinta-feira (2), quando o rio subiu oito centímetros. Este ano, Manaus registrou a maior cheia histórica dos últimos 120 anos, que ultrapassou os 30 metros. Mas desde julho, o nível das águas começou a diminuir gradualmente.

O geólogo e professor, Daniel Nava, explica que devido o inverno amazônico, o período chuvoso contribui para o subida do nível do rio. (ouça)

O Serviço Geológico do Brasil acompanha o nível do rio e ainda não fez alerta para a Defesa Civil sobre ações de prevenção.

Reportagem – Gabrielle Moura