Você já parou para pensar na importância dos artifícios do convencimento? Seja para convencer alguém de uma ideia ou até um cliente a comprar, convencer as pessoas é importantíssimo na vida.
O Pós PhD em Neurociências e conhecedor de muitos dos mistérios do cérebro, doutor Fabiano de Abreu Agrela, revelou cinco passos para convencer alguém a algo.
1 – Conheça o seu público
“Entenda os interesses, desejos, objetivos e a personalidade das pessoas que quer convencer. Primeiro escute a sua opinião e controle as suas emoções. Peça opinião, pesquise sobre ele de forma instantânea e observacional, entenda o seu histórico familiar, condição social, desejos e frustrações. Assim poderá ter um melhor mapa mental sobre a pessoa para utilizar a argumentação certa através da cognição”, disse.
2 – Pontos de vista e elogios
“Demonstre respeito em suas opiniões, encontre ganchos para elogios para não causar dispersão. O ser humano é movido por conquistas. Não interrompa e seja cortês, sem exagero, a educação forçada cria rejeição. Estabelecer respeito mútuo é a chave para começar o propósito de convencimento”, afirmou.
3 – Estabeleça credibilidade
“Diga sempre a verdade. Você precisa encontrar argumentos palpáveis, que possa provar o que está dizendo, que tenham coerência e, para isso, precisa ter conhecimento, entre eles, de dados históricos. Construa credibilidade assumindo a responsabilidade por suas ações”, pontuou.
4 – Fale menos de si
“Tu podes ter muitas formações, mas não precisa detalhá-las, isso pode causar inveja e repulsa. A pessoa precisa saber apenas o essencial para acreditar que tenha conhecimento e sabe o que está dizendo. Pode utilizar das próprias experiências no argumento, mas o melhor são as experiências históricas que ele mesmo possa ter passado. Ou experimente tirar dele as próprias experiências que corroboram com o seu raciocínio”, ponderou.
5 – Não se esconda atrás de jargões
“Palavras extravagantes ou diferentes, como o uso de jargões dá a impressão de falta de conhecimento e necessidade de uso de palavras para causar impacto. Na falta de argumento, os jargões podem ser uma tentativa de saída pela falta de argumentos de impacto, substituindo assim o “tipo de impacto”, completou.
Por fim, o estudioso afirmou que convencer alguém não é difícil, basta ser inteligente, ter argumentos, exemplos, dados palpáveis, dizer a verdade, ter empatia, ser bom ouvinte e utilizar de palavras fáceis, compreensíveis e objetivas.
Da Assessoria