O Nacional Futebol Clube anuncia Wellington Fajardo para comandar o time na temporada de 2023, quando o Leão disputará o Campeonato Amazonense e Série D do Campeonato Brasileiro. O mineiro de 61 anos retorna ao estado após conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro e o título Amazonense pelo Manaus FC, em 2019. Em 2020, Fajardo foi campeão do Primeiro Turno do Amazonense, e logo após o torneio foi cancelado pela Federação Amazonense, por conta da pandemia de Covid-19. Ele comandou a URT (MG) em 2021 e, esse ano, concluiu a Licença A da CBF Academy.
Para o presidente do clube, Augusto Ferraz, o anúncio de Fajardo é o início da montagem de um elenco que pretende fazer história no Nacional FC. Ele destaca o planejamento da diretoria e admite que entende a torcida, mas pondera que paciência é uma das chaves para o sucesso.
“Todos os nacionalinos anseiam por dias de alegrias e glórias. Essa gestão é nacionalina e não quer menos que isso. O técnico Fajardo será o comandante de um elenco que fará história. Nós planejamos tudo minuciosamente, com muita cautela e respeito à história do clube. Pedimos a torcida que nos apoiem e tenham paciência, pois nós temos um objetivo em comum: ver o Leão no lugar mais alto do pódio”, ressaltou o mandatário.
O técnico, Welington Fajardo, revela que defender as cores do Naça é uma grande honra e promete dedicação total para alcançar os objetivos com o Leão.
“Estou muito honrado de fechar com o Nacional. Sou de 1961, então, ainda na minha adolescência, comecei a me identificar com o clube, lá nos anos 70 e 80. Estar aqui, como técnico, é a realização de um sonho, quantas vezes no meu campeonato de botão, eu tinha o Nacional de Manaus, com os demais tradicionais do estado. Hoje, muitos anos depois, sabendo de toda a história do Nacional, do clube multicampeão que sempre foi e nós estamos agora, aqui para tentar virar a página desses alguns anos que o clube não consegue o título estadual. Um clube que sempre ganhou muito e vamos humildemente trabalhar no dia a dia para tentar reverter essa situação”, garantiu.
O vice-presidente do Naça, Dr. Júnior, revela os motivos para a escolha de Fajardo e garante que 2023 será um ano de grandes conquistas para a Vila Municipal.
“Welington Fajardo é um profissional visionário. Alguém com sede de vitórias, mas com os pés no chão. É justamente a forma que essa gestão trabalha. A escolha por cada profissional para a próxima temporada está sendo com muita cautela. Estamos confiantes que 2023 será um ano de muitas vitórias”, afirma.
Carreira
Nascido em Leopoldina, na Zona da Mata Mineira, Welington Tavares Fajardo é ex-goleiro profissional, com passagens marcantes por América (MG) e Cruzeiro (MG), onde foi vice-campeão da Copa Libertadores da América. Como treinador, iniciou a sua carreira no Tupi, de Juiz de Fora, em 2001, conquistando o acesso e o título do Módulo II do Campeonato Mineiro, além de ter conquistado a Taça Minas Gerais em 2008, também pela equipe juiz-forana.
Fajardo possui, ainda, grandes e marcantes passagens por Villa Nova (MG), Uberlândia (MG), URT (MG), além do histórico feito com o Manaus Futebol Clube, conquistando o Estadual e sendo vice-campeão brasileiro da Série D com a equipe manauara. O profissional é formado em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e em 2022, concluiu a Licença A da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Academy.