Mulheres serão maioria nas Eleições de 2022 no AM, aponta Tribunal Superior Eleitoral

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Reportagem: Tawanne Costa

Foram muitos anos de luta para garantir o direito das mulheres de votarem e elegerem um representante. No Amazonas, elas representam atualmente 51% do eleitorado em 2022, segundo as informações disponíveis no Divulga Cand do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A faixa-etária de 21 a 29 anos é a mais expressiva em números. O grupo soma mais de 172 mil pessoas do sexo feminino que irão as urnas neste pleito.

Segundo a socióloga, Marilene Corrêa, essa representatividade da mulher na política revoluciona a cultura e a ideológica diante do papel que elas desenvolvem na sociedade.

Para o sociólogo e colunista da BandNews Difusora FM, Marcelo Seráfico, é necessário uma pesquisa qualitativa para identificar a estruturação eleitoral de homens e mulheres.

Apesar da maioria do eleitorado ser composto por mulheres, há outro ponto que precisa ser enfatizado. De acordo com o especialista em Direito Eleitoral, Luan Oliveira, a presença feminina nas candidaturas ainda é algo que precisa avançar.

Os homens somam 49% da parcela, segundo o TSE. A faixa-etária de 21 a 29 anos se repete com o maior número de eleitores. Serão mais de 160 mil homens aptos a votarem.

Ainda conforme os dados do TSE, a maioria do eleitorado, ou seja, 74% é solteiro. 22% casado, 2% viúvo e 2% divorciado.