Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

‘Mulheres deveriam ser 50% na Câmara Municipal’, afirma vice-presidente da CMM, Yomara Lins

Ao falar sobre a presença das mulheres na política, a vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins (PRTB), disse nesta segunda-feira (6) que sonha com o dia em que o número de mulheres no legislativo municipal seja de pelo menos 50%. A informação foi dada em entrevista especial ao Programa Valdir Corrêa na Campanha “Elas Têm o Poder” em homenagem às mulheres.

“Temos 41 vereadoras, quatro são mulheres, um percentual de 10% e o nosso tão desejado seria 50% pelo menos. Porque somos a maioria (da população) mas na política ainda não temos esse quantitativo. Se as mulheres votassem nas mulheres, teríamos um percentual maior. Precisamos acreditar em nós mesmas” disse a vereadora.

Para ela, apesar dos avanços na legislação eleitoral que favorecem as candidaturas femininas, ainda existem pelo dois obstáculos a serem vencidos. “Falta interesse dos partidos de incentivar as mulheres e dar as mesmas oportunidades que dão aos homem e falta as mulheres se interessarem, gostarem e começarem a aprender sobre política”, afirmou.

Ela avalia que a maioria das mulheres não gostam e nem se interessam por política e esse também é um desafio que precisa ser vencido. “As mulheres precisam se posicionar e mostrar que podem fazer a mesma coisa que os homens. É um grande desafio, é um desafio a ser conquistado todos os dias. Precisamos acreditar em nós mesmas”, disse.

Formada em direito e pastora há 26 anos, ela conta que entrou na política para dar voz a todas as pessoas que levavam demandas até ela e explica que precisou se adaptar porque tinha uma ideia diferente do mandato. “A gente acha que vai chegar lá e vai conseguir resolver todos os problemas, e não é bem assim. É um processo, temos que fazer solicitações e temos que esperar sermos atendidos. Mas a gente tem que se esforçar e avançar, se uma porta não abrir hoje, amanhã vai abrir”, afirmou.

A vereadora também falou sobre o desafio de ser a primeira mulher a exercer o cargo de prefeita de Manaus por seis dias, devido a ausência do prefeito David Almeida, do vice-prefeito Marcos Rotta (PP) e do presidente da CMM, vereador Caio André (PSC) que estavam fora da cidade.

A entrevista completa está disponível no Canal do YouTube da Rádio Difusora 96,9 FM:

Elas têm o poder

A Campanha “Elas Têm o Poder” é uma programação especial da Rede de Rádios Difusora voltada para as mulheres. Durante todo o mês de março serão mais de 60 entrevistas, homenagens, debates, reportagens e podcasts sobre o poder que a mulher tem para mudar o mundo e os desafios que ELAS ainda enfrentam na atualidade.

PARCEIROS

A Campanha “Elas Têm o Poder” é realizada com muita honra pela Rede Difusora do Amazonas e tem o apoio do Grupo ATEM, Empresa Tectoy, Irmãos Lima Atacadista, Governo do Amazonas e Apa Móveis.