MPF apura altos índices de mortes evitáveis e desnutrição em crianças no Vale do Javari

O Ministério Público Federal (MPF) investiga os altos índices de mortes evitáveis e de desnutrição entre crianças nas comunidades que vivem no Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

Desde 2012, o órgão monitora as informações sobre o número de mortes de crianças Kanamaris e verifica que as taxas estão bem acima da média registrada no estado.

A etnia está presente em 16 aldeias na região do Vale do Javari e conta com uma população estimada de mais de 1600 pessoas.

No mês passado, o MPF esteve na região para investigar a situação e se reuniu com lideranças Kanamaris na sede da associação União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Unijava).

No encontro, os indígenas pediram ainda por melhorias das condições para recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família e aposentadoria.

Segundo os relatos, o tempo de deslocamento dos indígenas à cidade para ter acesso aos benefícios varia de cinco a dez dias de embarcação.

O MPF pretende sugerir aos órgãos públicos responsáveis melhores condições, não apenas de acolhimento nos locais de atendimento, mas também de organização para a concessão desses benefícios.

A visita foi conduzida pelo procurador da República em Tabatinga, Gustavo Galvão Borner, acompanhado da polícia institucional do MPF.

Da redação.