Siga-nos as redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

Morre aos 79 anos Teixeira de Manaus, o maior saxofonista amazonense

Morre nesta quinta-feira (18), aos 79 anos, o saxofonista amazonense Ruidemar Soares Teixeira, o Teixeira de Manaus, percursor do movimento musical “beiradão”. Nos últimos dias, o músico estava internado em um hospital da capital tratando um câncer na hipófise, descoberto no ano passado.

Em 2023, o rei do sax foi homenageado pela Banda do Boulevard com o tema “Teixeira de Manaus é beiradão, cultura do Amazonas em canção”. Nesta quinta (18), na internet, o organizador da banda o evento, Luiz Cláudio Chaves, fez um vídeo enaltecendo a grandeza do ícone amazonense e apontou que Teixeira de Manaus está para a música de Beiradão assim como Roberto Carlos está para a Jovem Guarda e João Gilberto para a Bossa Nova.

O legado do artista e compositor manauara é extenso. Ele fez muito sucesso coma venda de LPs, na década de 80, e deixa em suas obras diversas músicas como “Deixa o meu sax entrar”, “Balançando o meu Sax”, “Vamos cumbiar”, entre outros.

Teixeira de Manaus ganhou o Disco de Ouro, em 1983, porque bateu a venda de 100 mil cópias de um dos seus LPs, feito pela gravadora Copacabana Disco.

Tumor na hipófise

A hipófise, também conhecida como glândula pituitária, é uma pequena glândula localizada na base do cérebro, logo abaixo do hipotálamo. Ela desempenha um papel fundamental no sistema endócrino e possui várias funções essenciais para o corpo humano. 

A hipófise é frequentemente considerada a “glândula mestra” porque regula a atividade de muitas outras glândulas endócrinas no organismo. Suas principais funções incluem regulação da produção hormonal, controle do crescimento e desenvolvimento, regulação do metabolismo, controle da reprodução e regulação do estresse.

A hipófise é uma glândula crucial para o equilíbrio do organismo, já que ajuda a manter o equilíbrio hormonal e desempenha um papel vital na regulação de muitos processos fisiológicos. Qualquer disfunção na hipófise pode ter impacto significativo na saúde e no bem-estar geral do indivíduo.

Fotos: Reprodução/Internet