O Manaus anunciou Jeferson Ramos como o novo analista de desempenho do clube. Aos 25 anos, acumula sete anos de experiência e 10 passagens por clubes de futebol. São eles: Aimoré/RS, Cruzeiro/RS, São Paulo/RS, Novo Hamburgo/RS, Cianorte/PR, Brasil de Pelotas/RS, Vila Nova/GO, Santa Cruz/PE, Camboriú/SC e agora, o Manaus FC.
O analista, que já participou do seu primeiro treino com o Gavião, dá destaca o foco neste início de trabalho. “Um prazer enorme estar com a equipe do Manaus. Uma recepção muito bacana de todos os profissionais, tanto da parte diretiva quanto comissão técnica e os atletas. A nossa missão é essa: fazer com que os atletas possam ter melhores tomadas de decisões, e a gente tá aqui pra poder potencializar isso, através de vídeos, através de conversas, muitos materiais relacionados a própria equipe e relacionados ao adversário também, pra que a gente possa estar preparado pros desafios que temos no ano.”
O profissional é mais um dos reforços trazidos pelo gerente de futebol Renan Mobarack, que apesar de nunca ter trabalhado com o analista, comenta sobre sua reputação e de como a oportunidade de trazê-lo era perfeita “Nunca trabalhei com o Jeferson, mas sempre quis trabalhar com ele, porque como ele veio do sul, é um dos mais conceituados analistas de desempenho, trabalhando em grandes clubes do futebol brasileiro – pelo Vila Nova, pelo Santa Cruz e mais recentemente pelo Camboriú, vice-campeão catarinense. Quando aceitei vir para o Manaus e vi que aqui precisava desse profissional, então conversei com a direção que aceitou a contratação dele e ele veio para somar para buscarmos esse acesso em 2022!”
Por último, o professor Evaristo Piza falou sobre a chegada do Jeferson e como isso reflete no trabalho da comissão: “Eu acho que é importante demais você ter informações. Não é porque tem a função que a gente deixa de analisar. Quanto mais informações você tiver, melhor, e é o que nos ajuda na chegada do Jeferson. É um jovem que já chegou e me deu toda informação do nosso último jogo e daqui uns dias, do adversário, e em cima disso a gente já vai trabalhando. É fundamental ter alguém como ele para uma equipe que almeja crescimento, almeja um acesso!”
Na história do clube, Jeferson é o terceiro profissional a ocupar essa função. O primeiro foi Fabrício Silva em 2019, que na época participou do acesso do Confiança para a Série B e em 2021, Cristiano Garcez, que trazia experiência do futebol árabe.