O Mapa da desigualdade social aponta que Manaus é a segunda pior capital do país nesse quesito, perdendo apenas para Rio Branco, capital do Acre.
De acordo com o estudo, a capital amazonense ocupa a 23° posição no ranking nacional com 417 pontos. Rio Branco (AC) é a pior, com 242 pontos, e em terceiro aparece Belém–PA, com 339 pontos.
Ainda de acordo com o Mapa da Desigualdade do ICS (Instituto Cidades Sustentáveis), Manaus ocupa a terceira posição em homicídios de jovens, com taxa de 234,91 a cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados foram coletados até 2021.
O estudo também aponta que Belém e Manaus são as capitais mais favelizadas do país, ou seja, mais da metade dos domicílios estão em favelas, conforme a classificação de moradia do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Manaus, são 53,38% desse tipo de moradia.
Os dados foram coletados no último Senso realizado pelo instituto.
Com dados de 2022, o Mapa da Desigualdade aponta ainda que Manaus é a terceira colocada na incidência de doenças causadas por saneamento básico inadequado, com 7,1 pacientes a cada grupo de 100 mil habitantes.
Da redação.