Manaus e Parintins são selecionadas para integrar o Programa Cidades Modelos Verdes Resilientes, lançado pelo Governo Federal.
O objetivo é que, além dessas cidades do Amazonas, outros 48 municípios brasileiros desenvolvam, até a COP30, propostas de obras ou políticas públicas de curto prazo para combate aos eventos como secas, tempestades ou deslizamentos.
Das 50 cidades selecionadas, 10 estão no Norte do país.
Além de Manaus e Parintins, estão na lista Rio Branco e Tarauacá, no Acre; Abaetetuba, Cametá e Altamira, no Pará; Boa Vista e Caracaraí, em Roraima; e Ji-Paraná, Rondônia.
A relação das cidades foi divulgada no 1º Encontro Cidades Verdes Resilientes, ocorrido nos dias 27 e 28 de março em Brasília, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Cada cidade contará com suporte técnico para desenvolver duas ações climáticas de grande impacto: uma voltada à mitigação, com o objetivo de reduzir as emissões responsáveis pela crise climática, e outra focada na adaptação, permitindo que os municípios se preparem e respondam melhor aos desafios impostos pelos efeitos da crise climática.
Da redação.