Mais de 75 mil eleitores do Amazonas não estão em dia com a Justiça Eleitoral e têm até 19 de maio deste ano para regularizar a situação.
Segundo a determinação legal, o eleitor que não votou, nem justificou e não pagou a multa referente à ausência nas três últimas eleições consecutivas, pode ter o título cancelado.
A situação do título eleitoral deve ser verificada somente nos canais oficiais da Justiça Eleitoral, ou seja, no Autoatendimento Eleitoral (portais do TSE e dos TREs); no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, de forma presencial.
Para regularizar, o eleitor deve agendar no site (www.tre-am.jus.br), na opção “Atendimento presencial” e comparecer no dia e horário escolhidos.
A situação eleitoral regularizada é um dos requisitos legais para se inscrever e participar de concursos públicos, tomar posse em cargo público, renovar matrícula em estabelecimentos de ensino oficiais, participar de concorrências públicas, emitir documentos, como passaporte, carteira de identidade e CPF, entre outros.