Intensificação: Mais de 650 profissionais de saúde receberam a vacina contra a Covid

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Mais de 650 servidores e profissionais foram vacinados contra a Covid-19 nas unidades de saúde do Estado, até a manhã desta sexta-feira (5). A intensificação da vacinação, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou na quarta-feira (3) com o objetivo de alcançar os servidores que ainda não receberam, principalmente, a terceira dose do imunizante, e aumentar a cobertura vacinal no Amazonas.

Entre as vacinadas está a técnica de enfermagem do Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Platão Araújo, na zona leste de Manaus, Carmelita Vasconcelos. Emocionada, ela disse estar mais protegida com a dose de reforço. “É uma emoção muito grande, um privilégio e agradeço muito a Deus por ter recebido a terceira dose. Estou muito mais protegida. Se todo muito se imunizar e se proteger, vamos vencer essa luta”, afirmou.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, reforçou que a estratégia de ofertar a vacina no local de trabalho é para aumentar a oportunidade de imunizar servidores da saúde com a dose de reforço.

“Levantamento mostrou que cerca de 11 mil servidores da rede pública estadual estavam com a terceira dose atrasada. Mudamos a estratégia para busca ativa. Estamos entrando nas unidades para vacinar essas pessoas. Essa mobilização está dando muito resultado. Já estamos em cinco unidades e vamos atender toda a rede estadual, inclusive a rede privada. Vamos oportunizar a vacina, essa é nossa nova estratégia”, declarou o médico.

Unidades de Saúde

A ação do Vacina Amazonas está sendo realizada nos HPSs João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto, na Maternidade Ana Braga, no Instituto da Mulher Dona Lindu, além de contemplar servidores do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste, que funciona no mesmo complexo do HPS João Lúcio. A estratégia também será oferecida nas demais unidades de saúde da SES-AM a partir do cronograma da secretaria. 

A diretora do HPS Platão Araújo, Juliana Medeiros destacou que os profissionais de saúde estão aderindo à nova estratégia pela facilidade de receber o imunizante no ambiente de trabalho, durante o plantão.

“Nada mais justo que a imunização possa ser acessível aos nossos servidores. A vacinação no hospital evita o deslocamento para outros postos e unidades de saúde. Convido os funcionários e a população do estado para se imunizar porque a melhor arma contra a Covid-19 é a vacinação”, afirmou a diretora após ser vacinada.

Vacina Amazonas 

Com o objetivo de ampliar a vacinação contra a Covid-19 em Manaus, o Governo do Estado realiza uma nova estratégia de imunização em shoppings centers, a partir deste final de semana (6 e 7). Equipes de saúde estarão nos estabelecimentos para aplicação de primeira e segunda dose em pessoas acima de 12 anos, além de dose de reforço para idosos e em profissionais de saúde. 

A ação, coordenada pela SES-AM, acontece em cinco shoppings: Manauara Shopping, Shopping Ponta Negra, Sumaúma Park Shopping, Shopping Grande Circular e Amazonas Shopping. Além deste final de semana, a estratégia segue nos dias 11, 12, 13 e 14 e 18, 19, 20 e 21 de novembro. De quinta a sábado, o horário será das 11h às 21h e aos domingos das 14h às 21h.