Siga-nos as redes sociais

Mais de 25 mil imóveis serão visitados durante ação de combate ao mosquito da dengue

Mais de 25 mil imóveis serão visitados em Manaus durante ação de combate ao mosquito da dengue
Reportagem: Victor Litaiff

Manaus registrou 844 casos confirmados de dengue de janeiro a julho de 2022, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os números apontam uma redução em relação ao mesmo período de 2021, quando foram confirmados 3.445 registros da doença.

Para manter o índice baixo de ocorrências, nessa quinta-feira (3), foi iniciado o 2º Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa).

O chefe da Divisão de Controle de Doenças Transmitidas por Vetores, Alciles Comape, fala sobre com será feito esse levantamento. (Ouça)

Ele também reforça o fim do prazo do levantamento e a ação a ser tomada. (Ouça)

Alciles também destaca sobre os sintomas de Dengue, Zika e Chikungunya e que caso alguém sinta um desses sinais procure imediatamente um posto de saúde. (Ouça)

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela urbana.

Ele é menor que os mosquitos comuns e uma de suas características é que ele é preto com listras brancas no tronco, além de se desenvolver em água parada, geralmente enpoçadas em lixões, pneus e garrafas mau descartadas, principalmente no período sazonal de chuvas.

Para combater a proliferação do mosquito é preciso que você verifique no seu quintal se tem algum tipo de água parada, fazer a limpeza e armazenar de forma correta o entulho

Em caso de denúncia sobre focos do mosquito da dengue em outras residências ou terrenos baldios o telefone é: 0800-280-8280.