Mais de 200 toneladas de lixo e entulho são retiradas das margens do igarapé Geladinho, onde a ocupação irregular de uma área verde e o descarte incorreto de resíduos estavam obstruindo a rede de drenagem e provocando alagamentos nas casas vizinhas. O igarapé fica na comunidade Águas Claras, zona Norte.
A operação contou com uma retroescavadeira e duas caçambas, que retiraram o material para restabelecer o fluxo da água e minimizar os riscos de alagamentos, especialmente durante o período de chuvas intensas.
A situação na comunidade Águas Claras se soma a um problema crônico enfrentado em toda a capital: o descarte incorreto de lixo. Manaus produz mais de 2,3 mil toneladas de resíduos por dia, o equivalente a quase 600 caçambas cheias.
Parte desse material é descartado de forma irregular em ruas, margens de igarapés e áreas verdes, comprometendo o sistema de drenagem e provocando entupimentos e transbordamentos.
Somente em 2025, a Prefeitura de Manaus já desobstruiu 1.378 bueiros, executou a manutenção de 1.004 metros de drenagens existentes e implantou 828 metros de novas redes de drenagem profunda, como parte do plano de enfrentamento ao inverno amazônico.