Mais de 16,5 mil famílias do AM podem ter o sinal da TV aberta desligado

Usuários que atendem aos critérios de gratuidade precisam solicitar a substituição das parabólicas tradicionais pelas digitais para não perderem acesso aos canais da TV aberta. O total de 143.317 domicílios do Amazonas já realizaram a troca gratuita

Mais de 16,5 mil famílias do Amazonas que ainda não realizaram a substituição da antena parabólica tradicional pela nova parabólica digital podem ter o sinal desligado e perder acesso aos canais da TV aberta em breve. Algumas emissoras já estão transmitindo sua programação apenas para a nova parabólica digital e, nos próximos meses, outras devem fazer o mesmo.

Para continuar acessando a programação, é preciso procurar o quanto antes a Siga Antenado, entidade não governamental e sem fins lucrativos responsável pela substituição das parabólicas, para consultar se o domicílio se encaixa nos critérios de gratuidade e solicitar a troca do equipamento pelo modelo digital. Até o momento, 143.317 famílias do Amazonas já realizaram a troca gratuita dos equipamentos. O alerta vale para os 62 municípios do estado.

Tanto o recebimento quanto a instalação são totalmente gratuitos para as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento em casa. Importante destacar que a Siga Antenado não faz busca ativa, ou seja, não procura as famílias. Os beneficiários precisam entrar em contato com a entidade, por meio de seus canais de atendimento, que são o site www.sigaantenado.com.br ou o telefone 0800 729 2404. Esse número também recebe mensagens de texto pelo WhatsApp.

O processo é simples, gratuito e deve ser feito pelo próprio beneficiário. No momento do atendimento, será necessário informar o número do CPF ou do NIS (Número de Identificação Social). Se for confirmado que a família atende aos critérios para receber o benefício, o cidadão poderá escolher o dia exato em que o técnico da Siga Antenado fará a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. O kit é composto por nova parabólica, receptor, cabos, controle remoto e pilhas. Todos os itens são 100% gratuitos, inclusive o serviço de instalação. Os técnicos não fazem nenhum tipo de cobrança.

A mudança traz muitas vantagens às famílias que dependem atualmente da parabólica tradicional para ver televisão. A nova parabólica digital é mais moderna, pequena e oferece mais de 80 canais, incluindo regionais, que continuarão sendo gratuitos e terão qualidade superior de imagem e som. Em todo o país, já foram instalados mais de 3,7 milhões de kits com a nova parabólica digital.

Da Assessoria